Plataforma
A Yungas reúne todos os módulos essenciais para a operação do seu negócio em uma tecnologia intuitiva e amigável para todos os gostos. Conheça abaixo os módulos da plataforma!
Dashboard
Conheça o painel de dados da Yungas!
Prezamos muito pela gestão e tomadas de decisão pautadas em fatos reais, em tempos reais.
O dashboard é responsável por reunir os principais indicadores da sua rede de forma metrificada e atualizada, facilitando a visibilidade do verdadeiro contexto do seu negócio através de gráficos.
A partir das informações destacadas no painel de dados, a sua equipe será capaz de distinguir, por exemplo, as regiões de maior e menor engajamento de franqueados, quais departamentos da franqueadora resolvem mais problemas, quanto tempo em média leva para o franqueado ser atendido, a média das avaliações de atendimento pelo franqueado, entre outros.
Além disso, é uma fonte muito rica de dados para integrações via API em B.I.
Health Score
O Health Score faz parte da metodologia Yungas, baseada nos conceitos de Customer Success.
É um índice de saúde da rede de franquias. No módulo de HS, a franqueadora tem à sua disposição um sistema de pontuação que identifica franquias em risco ou em oportunidade de expansão, baseado nos indicadores de satisfação, engajamento, padronização e faturamento.
A ideia é promover ao máximo a saúde das unidades franqueadas. Com as pontuações, é possível realizar um trabalho preventivo na rede, de forma a evitar possíveis fechamentos ou problemas.
Além disso, possibilita a expansão de qualidade na rede através de franqueados que demonstram constante desempenho positivo.
No case com a Guga Kuerten Franquias, falamos sobre os benefícios dessa metodologia. Leia aqui!
NPS
Coletar a percepção sobre as operações da rede de cada unidade franqueada ou licenciada pode trazer uma fonte riquíssima de dados para aprimoramento dos processos.
Diretamente conectado e adaptado à metodologia de Customer Success, a Yungas oferece o módulo de NPS, uma metodologia de pesquisa que aponta as chances de promoção e satisfação de uma companhia por parte de sua rede de franqueados.
A ferramenta permite a pesquisa de medição da satisfação dos franqueados frente aos serviços da franqueadora. Assim, é possível analisar feedbacks e traçar planos de melhoria em cada frente de atendimento.
Cada pesquisa pode ser personalizada de acordo com as necessidades da rede e disponibilizada de maneira geral ou segmentada aos franqueados.
O módulo de NPS também garante aos gestores uma visão de análise 100% metrificada, através de relatórios de pesquisa ricos em dados e gráficos.
Performance financeira
Com o módulo de Performance, a franqueadora pode acompanhar seus resultados financeiros com clareza.
A cada mês, os dados são atualizados e disponibilizados para visualização de faturamento planejado e realizado de cada franquia da rede.
Os dados são automaticamente processados para geração de gráficos e desempenho, que podem ser filtrados de acordo com as necessidades de análise.
A Stone, que faz uso desse módulo na rede de franquias, já pontuou que essa prática tem incitado maior espírito empreendedor em seus franqueados, que agora possuem maior noção do desempenho da unidade e podem traçar planos para melhorias contínuas.
Comunicação
Já imaginou tirar férias da sua caixa de entrada do e-mail lotada de demandas?
Ou mesmo das notificações infinitas do seu aplicativo de conversas no celular?
O módulo de Comunicação existe para facilitar todo e qualquer processo de comunicação entre franqueador e franqueado. A ideia é permitir a troca respeitosa de informações entre as partes, alinhado aos procedimentos e normas de segurança – evitando canais de comunicação que são informais ou inapropriados.
Todo o histórico de conversas é armazenado e organizado, não há perda de informações ou documentos importantes. Além disso, a funcionalidade garante maiores interações entre os envolvidos e evita atendimentos dispersos ou demorados.
O franqueado, ou licenciado, pode abrir tickets, demandas e chamados direcionando-os exatamente ao departamento da franqueadora responsável pela resolução da solicitação. A partir da abertura de comunicação, a franqueadora resolverá problemas e terá todas as métricas necessárias para avaliação de sua operação. Tudo em um só local.
Com o ticket ou demanda resolvidos, o franqueado tem a oportunidade de avaliar o atendimento da franqueadora, fornecendo aos gestores da rede dados de como o trabalho é visto pelo outro lado da tela.
Informe geral
Os Informes Gerais permitem a divulgação de comunicados importantes de maneira interativa e atrativa para os operadores da rede.
Uma grande vantagem do uso da ferramenta é a possibilidade de segmentação de comunicados: o gestores podem enviar o mesmo conteúdo para todas as unidades franqueadas ou apenas para uma região, sem gastar muito tempo com isso.
Além disso, cada informe geral enviado pode acompanhar um banner. A ilustração ficará visível na página de entrada do franqueado como um outdoor, facilitando (e muito) a adesão e acompanhamento de novidades da rede por parte dos franqueados.
O módulo também permite aos gestores a análise dos dados de acesso do comunicado. É possível saber exatamente quais unidades já leram o novo informe geral e quais unidades ainda não o fizeram.
E mais! Os franqueados, ao lerem o novo Informe Geral, podem reagir ao conteúdo da mensagem com botões interativos, parecidos com os botões das redes sociais. Assim, os gestores têm um termômetro de satisfação sobre cada comunicado geral da rede.
Materiais
A aba Materiais é um grande facilitador de distribuição de arquivos para grandes redes de franquias.
A franqueadora consegue armazenar qualquer tipo de arquivo (documentos, fotos, vídeos, treinamentos, etc) e disponibilizá-los para a rede de forma personalizada e segmentada.
Assim, os franqueados têm acesso a todo o material necessário para realizar qualquer processo da franquia pela plataforma, sem precisar trocar e-mails ou mensagens com os responsáveis da franqueadora.
Redes que já utilizam a Yungas conseguiram reduzir chamados e demandas do departamento de marketing através do uso do módulo Materiais.
Ocorrências
Nem tudo são flores e, às vezes, chamar a atenção do franqueado se faz necessário.
O módulo de ocorrências é usado em situações de atenção, quando alguma franquia age em desconformidade com o que é acordado com a franqueadora.
Todos os registros de ocorrências ficam armazenados na plataforma e são notificados ao infrator pelo e-mail e pela plataforma.
Calendário
Com o módulo Calendário, não existem desculpas para perda de prazos.
A plataforma permite a criação de eventos ou destacamento de períodos importantes (campanhas de marketing, por exemplo) para a rede de forma facilitada.
A partir do calendário compartilhado, o franqueado ou licenciado pode acompanhar melhor os compromissos da rede, o que consequentemente melhora a participação e engajamento do mesmo com o restante do time.
Autoatendimento
A equipe de atendimento da franqueadora responde a mesma pergunta várias vezes para diferentes franqueados em curtos períodos de tempo. Isso torna o trabalho extremamente repetitivo, né?
O módulo do Autoatendimento surgiu justamente para reduzir o retrabalho da equipe e disponibilizar respostas rápidas aos franqueados, que começam a ter mais autonomia e resolvem problemas sem depender da interação entre as partes em situações banais.
Além disso, a ferramenta auxilia no processo de gestão do conhecimento, uma característica muito valiosa para negócios que operam em rede.
Basicamente, o módulo funciona como um FAQ da operação da rede.
Checklist
Padronização de processos em negócios que operam em rede é uma premissa.
O módulo de Checklist facilita o controle e regulação das atividades do seu negócio. A franqueadora pode criar categorias e perguntas a serem preenchidas com sim, não ou não se aplica pelos franqueados, promovendo simples método de avaliação de cada unidade.
A partir do checklist preenchido, a franqueadora pode traçar planos de ação referentes aos tópicos em desconformidade de cada unidade, trazendo consigo um prazo para resolução e possibilidade de acompanhamento próximo da solução.
Redes que já utilizam Yungas gostam de utilizar o módulo Checklist como roteiro de visitas por consultores de campo, facilitando o compartilhamento de todas as informações com o restante do time e reduzindo o número de documentos elaborados para controle de franquias.
Tudo metrificado, é claro.
EAD
O módulo de Treinamento é a plataforma de ensino a distância do franqueador com sua rede. Nela, a franqueadora poderá criar cursos para compartilhamento de conhecimento, assim capacitando diversos perfis de usuários de franquias e inclusive seus próprios colaboradores!
Aqui você poderá organizar seus cursos em módulos e aulas, podendo adicionar vídeos e arquivos em PDF como conteúdo principal da sua aula. Além de conteúdos descritivos em cada aula, também é possível adicionar quantos materiais de apoio forem necessários para cada aula.
Além de gerenciar e disponibilizar conteúdo para sua rede, você poderá testar o conhecimento de seus alunos através de provas. Elas proporcionarão uma forma de garantir que o conhecimento foi absorvido e os certificados emitidos ao final do curso poderão ser baixados e impressos pelos alunos.
Loja e pedidos
O módulo de Loja e Pedidos funciona como um conector entre fornecedores, franqueados e franqueadora.
Os produtos ficam disponíveis em formato de loja virtual, em que o franqueado pode adicionar os produtos desejados em seu “carrinho” de compras e realizar pedidos pela própria plataforma.
Do outro lado, a franqueadora tem o controle de todos os pedidos realizados na rede, tendo acesso a dados de desempenho dos principais fornecedores.
O melhor dos dois mundos!